Aaaaaah, o Pão de Mel! Mas como ele surgiu?


Vamos falar a verdade, quem resiste a um delicioso pão de mel? É praticamente impossível, minha gente!!!!


Só de pensar no cheirinho de mel misturado com as especiarias, a boca já enche d'água!


Mas você conhece a história do Pão de Mel? Eu não conhecia... hahaha Então, curiosa de nascença que sou, fui pesquisar (e sim, eu pesquiso muito sobre os assuntos que me interessam)!


Pois bem... Em resultado às minhas pesquisas, percebi que existem algumas versões sobre a origem do Pão de Mel, então não dá pra saber com exatidão qual é a verdadeira... Mesmo assim, vamos à elas!


Uma versão fala que o pão de mel surgiu na Rússia e recebeu o nome de "Pryaniki": feito com farinha, mel e suco de frutas. Com o tempo foi sendo aperfeiçoada e ganhou novos ingredientes: as especiarias! Hmmmm, aquele toque de canela, cravo, gengibre... E como toda boa receita, ela foi passando de geração em geração, cada uma dando o seu "toque"! Esta é uma coisa que eu sempre falo: coloque a sua identidade em tudo o que você faz! Coloque a sua essência nas suas receitas! Vai por mim, vale super a pena!


Um destes toques era fazer os pães de mel em formatos de animais para enfeitar as árvores de Natal! E fica fofo demais, né? E ainda eram oferecidos como presentes em festas, casamentos e ainda eram feitos em formatos de anjo para presentear pessoas doentes, como um desejo de cura! Aaaah, adorei essa parte!!!!


Outra versão da história do pão de mel fala que a origem é europeia, e feito a base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. Eram assados e depois de prontos, levavam um belo banho de chocolate (nada é tão bom que não possa melhorar! hahaha)


Mas como eles eram espertinhos, eles "descobriram" que banhando os pães de mel no chocolate eles prolongavam a validade e mantinha o sabor e a umidade!!!! Olha a sacada dos caras aí, minha gente!!!


Uma coisa que ficou bem nítida pra mim nas minhas pesquisas é que o pão de mel é um "primo" dos biscoitos de especiarias feitos tradicionalmente no Natal! Mas este é assunto pra outro artigo por aqui no Blog!!!


Enfim, se a origem do pão de mel é russa ou europeia, sinceramente... Não importa... O que importa é que ganhamos esta deliciosa "iguaria" que é apreciada no mundo inteiro!


E... Como brasileiro tem a criatividade circulando nas veias, várias combinações foram criadas para deixar essa maravilha ainda melhor! Afinal, como falei ali em cima, nada é tão bom que não possa melhorar! Graaaande verdade!!!! hahaha


Se você, assim como eu, ficou com água na boca só de ler este artigo... Te convido para conhecer o meu Curso de Pão de Mel - Do Clássico ao Sofisticado, onde ensino, de forma prática e objetiva, todos os segredinhos que desvendei nestes anos de confeitaria, para que mesmo sem habilidade nenhuma na cozinha, você consiga fazer verdadeiras joias comestíveis!!! Além da melhor massa do universo (resultado de várias tentativas e aprovada por mim e meus clientes), vários recheios, dicas e truques!!!

Para saber mais o que tem no curso, adquirir o seu e entrar comigo nesta viagem deliciosa, é só acessar o link: https://www.confeitandodocescomkarina.com.br/cursopaodemel


Te espero lá!


#PãoDeMel #HistóriaDoPãoDeMel #HistóriaDaConfeitaria